Recuperar password  |  Registo



Manter-me ligado

Blog

guia de amamentação

Guia completo da amamentação: respondemos a tudo!
12 / jun / 2024

Guia completo da amamentação

A amamentação é uma prática vantajosa quer para a mãe, quer para o bebé. Fique a saber tudo sobre aleitamento materno.

Um dos principais benefícios da amamentação prende-se com o facto do leite materno ser um alimento vivo, apropriado ao recém-nascido, à medida que ele cresce e se desenvolve. Importa ainda explicar que as vantagens da amamentação manifestam-se quer a curto, quer a longo prazo. Por isso, esta prática está recomendada em exclusivo até aos 6 meses de vida do bebé.

Vale também a pena referir que, por tudo isto, a amamentação revela-se o modo mais económico e seguro de alimentar os bebés nos seus primeiros meses de vida. No entanto, para que tudo decorra da melhor forma possível, é necessário ter em consideração algumas particularidades sobre o leite materno.

Benefícios da Amamentação

A amamentação continua a ser a forma de alimentar o bebé mais recomendada por médicos especialistas, tendo por base as muitas vantagens que este método possui tanto para a mãe, como para o bebé. 

O fortalecimento da saúde e do sistema imunitário é um desses muitos benefícios.

  1. Para a mãe

No caso da mãe, amamentar o bebé ajuda a que haja uma involução uterina mais precoce, além de reduzir a probabilidade da mulher vir a ter cancro da mama. A somar a estas vantagens, a mulher costuma sentir uma grande satisfação por ser capaz de alimentar, autonomamente, o seu bebé.

  1. Para o bebé

Para o bebé, ser amamentado é benéfico, pois o leite materno previne infeções gastrointestinais, respiratórias e urinárias. Além disso, este alimento protege de eventuais alergias às proteínas do leite de vaca, por exemplo.

Os bebés que são amamentados também costumam apresentar uma melhor adaptação a outros alimentos. A longo prazo, a amamentação contribui também para prevenir a diabetes e linfomas.


Horários, duração e intervalos da amamentação

Quem se encontra a amamentar tem, muitas vezes, dúvidas sobre quando deve dar de mamar. Haverá um horário específico a respeitar? Ou deve ser o bebé a determinar quando quer comer?

  1. Quanto tempo deve estar o bebé na mama?

As mamadas não têm uma duração pré-definida. Tudo depende das características do próprio bebé, da hora da mama e também da disponibilidade da mãe para amamentar. 

No entanto, claro que há alguns aspetos a ter em conta, nomeadamente se o bebé estiver menos de 4 minutos na mama ou se, por outro lado, estiver mais de 30 minutos, pois estes podem ser sinais de que o bebé não está a obter o alimento suficiente. 

O mais importante é que a mãe vá descobrindo o seu bebé. Isto porque há bebés que começam logo a mamar e ficam saciados mais rapidamente, mas existem outros que, começam por “brincar” um pouco com a mama e, só depois, começam realmente a mamar.

  1. Deve-se acordar o bebé à noite para amamentar?

A resposta a esta pergunta deve ser sempre dada pelo pediatra que acompanha o bebé, pois acordar ou não o bebé à noite para mamar depende bastante do seu desenvolvimento.

Por outras palavras, quando a amamentação já está bem estabelecida, a produção de leite já é suficiente e regular e o bebé está com um bom ganho de peso, torna-se desnecessário acordar o bebé para mamar.

  1. Até quando (que idade) se deve acordar o bebé para amamentar?

Mais uma vez, a resposta a esta pergunta depende muito da evolução do bebé. Porém, pode dizer-se que, se o desenvolvimento do bebé decorrer sem contratempos, geralmente ao fim de um mês deixa de ser necessário acordar o bebé para comer. Uma vez mais, recomendamos que fale com o pediatra para obter uma resposta de um especialista para o seu caso em particular.

  1. Quantas vezes ao dia mama um bebé?

Esta é outra pergunta com resposta variável, já que depende do ritmo de crescimento do bebé. Há bebés que comem mais vezes que outros.

Assim, pode dizer-se que, em média, os bebés comem 8 a 12 vezes por dia. No entanto, há bebés que podem comer apenas 4 vezes por dia, assim como há outros que podem chegar às 13 vezes por dia.

  1. Quando deixar de dar leite antes de dormir?

Apesar de não haver propriamente uma regra, geralmente, não há razão para, após completar 12 meses de vida, continuar a dar leite ao bebé antes dele ir dormir.

Após o primeiro ano, as crianças gradualmente começam a obter mais nutrientes dos alimentos sólidos e, por isso, a necessidade de beberem o leite da mãe antes de dormir torna-se menos premente, pelo que pode começar a reduzir as quantidades.

Contudo, o pediatra pode dar uma melhor orientação nesta matéria.

  1. Até que idade o bebé deve amamentar?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a amamentação em exclusivo deve ocorrer até aos 6 meses. Depois de ser iniciada a introdução de outros alimentos na dieta do bebé, a amamentação pode prolongar-se até aos 2 anos ou mais.


Aumentar o conforto durante a amamentação

Hoje em dia, existem vários acessórios de amamentação que tornam o processo mais confortável quer para a mãe, quer para o bebé. São vários os itens disponíveis no mercado e selecionámos alguns para ficar a conhecer.

  1. Almofadas de amamentação

As almofadas de amamentação, como a Doomoo Buddy,  são grandes e concebidas de modo a dar mais conforto não só à mãe, como ao bebé, no momento da amamentação. É um item leve, suave e flexível que também pode ser usado para sentar ou deitar o bebé, à medida que ele cresce. 

Legenda: Almofada de amamentação Doomoo Buddy

  1. Cadeiras de amamentação

As cadeiras de amamentação são confortáveis, macias e muito simples de limpar. Como têm um formato ergonómico, elas ajuda não só no momento da amamentação, como no momento de regurgitação do bebé. 

Algumas delas, como a Cadeira de Amamentação Moom da Micuna, têm os seus pés de balanço que permitem ainda embalar o bebé e ajudar a adormecê-lo. Outra vantagem desta cadeira é que se converte numa poltrona que, posteriormente, poderá incluir na decoração da sua sala.

Legenda: Cadeira de Amamentação Moom da Micuna

  1. Capas de amamentação

Gosta de manter a privacidade no momento de amamentar o seu bebé? Então, as capas de amamentação são a solução certa para conseguir dar de mamar ao seu bebé em público, sem deixar de manter esse momento como um momento mais reservado.

A maior parte destas capas são feitas de algodão orgânico e podem ser presas ao pescoço, através de um anel de silicone antiderrapante. Além desta função, estas capas podem ser usadas para limpar o bebé e também protegê-lo do sol ou do vento, por exemplo.

Legenda: Capa de Amamentação Mom´n Play da Doomoo (algodão)


Licença de amamentação e Direitos Maternos: Conheça as leis

Assim que se tem um bebé, há alguns direitos que as mães devem conhecer, nomeadamente aquelas que amamentam. Saber as leis que tem do seu lado ao longo da maternidade é fundamental.

  1. Em que consiste a licença de amamentação?

A licença de amamentação é um direito das recém-mamãs, aquando do seu regresso ao trabalho. 

As mães têm direito a um período de dispensa laboral para amamentarem os seus filhos, o qual corresponde a 2 períodos, com a duração de uma hora cada (ou seja, 2 horas no total), no caso de um horário de trabalho de 8 horas diárias. 

  1. Quanto tempo dura a licença de amamentação?

A licença de amamentação dura 12 meses, podendo posteriormente ser prolongada, enquanto a mãe amamentar, devendo neste caso fazer prova junto da entidade patronal de que ainda amamenta.

  1. Como prolongar a licença de amamentação?

Para prolongar a licença de amamentação além dos 12 meses de vida do bebé, deve ir ao médico de família e fazer prova de como ainda amamenta. Posteriormente, o médico passa um atestado que depois deverá apresentar à sua entidade patronal. 

  1. Como funciona o horário de amamentação no trabalho?

O horário de amamentação pode variar em função daquilo que for acordado entre a entidade patronal e a colaboradora. 

Por exemplo, no caso de um full time, as duas horas de dispensa diárias podem ser gozadas, entrando mais tarde ao serviço e, depois, saindo mais cedo ou, por exemplo, aumentando a duração da hora de almoço.

  1. Estou a amamentar. Posso ser despedida?

É possível ser despedida se o motivo não estiver relacionado com a amamentação. Por outras palavras, para que o despedimento seja legal, é necessário haver uma autorização prévia da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), que só acontecerá se a entidade empregadora provar que a razão para o despedimento é objetiva e não relacionada com a amamentação.


Alimentação materna e Restrições alimentares durante a amamentação

As propriedades do leite materno são muito determinadas pela alimentação da mãe. Por isso, importa que a mulher tenha alguns cuidados com aquilo que ingere, enquanto amamenta o bebé.

  1. O que não se deve comer quando se está a amamentar?

Há alimentos que estão desaconselhados para quem está a dar de mamar. É o caso de:

  • Alimentos açucarados, salgados ou gordurosos;

  • Bebidas alcoólicas e produtos com cafeína;

  • Alimentos suscetíveis de causar alergia;

  • Alimentos que alterem o sabor do leite e desagradam ao bebé (pode ser difícil identificar, mas se mantiver um diário alimentar, poderá conseguir associar determinados alimentos à recusa do bebé em mamar, inquietação ou desconforto abdominal). Alguns alimentos que frequentemente alteram o sabor do leite incluem alho, cebola, especiarias picantes, algumas frutas cítricas, café e alguns vegetais crucíferos (bróculos, couve-flor e repolho). Mas podem existir outros…


  1. O que comer para melhorar a qualidade do leite materno?

Para um leite materno nutritivo e de qualidade, é fundamental que a mãe se alimente bem, de forma equilibrada e variada. No entanto, há alimentos que ela deve privilegiar na sua dieta, nomeadamente:

  • Frutas frescas: 2 a 3 porções por dia;

  • Vegetais (de cores variáveis): 2 a 3 porções por dia;

  • Proteínas, como carnes brancas e ovos, por exemplo;

  • Peixes com baixo teor de mercúrio: 2 a 3 vezes por semana;

  • Cereais integrais;

  • Leguminosas;

  • Laticínios;

  • Gorduras saudáveis, como azeite, por exemplo;

  • Oleaginosas;

  • Sementes;

  • Tubérculos;

  • Água.


  1. O que comer para aumentar a produção de leite materno?

Alguns estudos concluem que há alguns alimentos que potenciam a produção do leite materno. É o caso de:

  • Alho;

  • Aveia;

  • Gengibre;

  • Bebidas à base de cereais;

  • Spirulina.


Produção do Leite Materno

Uma das preocupações recorrentes das mães é se estão a produzir leite suficiente para cobrir as necessidades nutricionais do seu bebé. Por isso, este é um tópico que importa abordar.

  1. Como saber se não tenho leite suficiente?

Há alguns sinais que podem indiciar que a produção de leite materno é insuficiente para o bebé. Entre esses sinais estão:

  • Bebé que perde peso ou ganha pouco peso;

  • Fraldas secas, ou seja, o bebé urina pouco por não estar devidamente alimentado e nutrido;

  • Fezes densas ou secas;

  • Icterícia;

  • Bebé insatisfeito, após a mamada.


  1. Qual a melhor hora para extrair leite?

O sucesso da extração de leite depende de diferentes fatores, nomeadamente das características da bomba de tirar leite (se é elétrica ou manual; se é ou não dupla;...). No entanto, há algumas variáveis que podem favorecer este processo, incluindo:

  • Extrair o leite de uma mama, enquanto o bebé mama na outra;

  • Extrair o leite simultaneamente das duas mamas, caso disponha de uma bomba dupla;

  • Extrair o leite após uma mamada ou cerca de 30 a 60 minutos após amamentar; 

  • Extrair o leite logo à primeira hora da manhã.

Legenda: Bomba Tira Leite Philips Avent


  1. Quantas vezes por dia posso tirar leite materno?

Apesar de variável, o número de vezes recomendado é de 8 a 10 vezes por dia, de modo a manter os níveis de produção de leite. À medida que o bebé vai sendo introduzido a alimentos sólidos, a necessidade de amamentar torna-se cada vez menor e, por isso, o número de vezes que tira leite também vai reduzindo.


  1. O que fazer para produzir mais leite materno?

Há algumas medidas que podem ajudar a aumentar a produção de leite materno. Tome nota:

  • Beber mais água;

  • Consumir mais alimentos conhecidos por estimularem a produção de leite (mencionados anteriormente);

  • Massajar os seios, fazendo pressão na base da mama até ao mamilo e realizando movimentos circulares;

  • Descansar e relaxar;

  • Amamentar o bebé, sempre que ele se mostre disponível;

  • Esvaziar ao máximo a mama;

  • Usar sempre que possível a bomba de tirar leite;

  • Manter contacto visual com o bebé, durante a amamentação.

  1. Que quantidade de leite deve beber um recém-nascido?

O cálculo é aproximado, mas nos primeiros meses de vida a quantidade ideal pode ser estimada multiplicando o peso (em kg) do bebé por 150. O resultado é a quantidade de leite diária que o bebé deve beber. Depois, essa porção deve ser dividida pelo número de mamadas que o bebé faz por dia.

A partir dos 6 meses, a necessidade diária de leite é de 400ml a 700ml de leite ou derivados. Dos 12 meses em diante, a porção exigida de leite desce para os 300ml a 400ml por dia.


Reações do bebé à amamentação

Por vezes, durante o momento da amamentação ou após o mesmo, o bebé pode ter algumas reações adversas. Há que saber como proceder em cada uma destas situações.

  1. Intolerância ou alergia ao leite materno

Não existe, propriamente, uma intolerância ou alergia ao leite materno. O que pode acontecer são reações alérgicas do bebé em resposta à alimentação da mãe. Por exemplo, se um bebé for intolerante às proteínas do leite de vaca e a mãe ingerir muita proteína do leite de vaca, então o bebé pode ter uma reação alérgica.

Assim, importa estar atento aos comportamentos do bebé e relacioná-los com aquilo que a mãe tem ingerido. Alimentos como ovos, leite de vaca e chocolate são mais suscetíveis de criarem reações adversas no bebé, após ser amamentado.

Mantenha o diário alimentar para conseguir mais facilmente identificar o que pode ter provocado a reação!


  1. Porque o bebé bolsa leite coalhado?

Nos primeiros meses de vida, é frequente o bebé bolsar, pois o esfíncter que regula a saída do alimento do estômago ainda não está totalmente desenvolvido. Assim, se o estômago estiver cheio ou houver uma ingestão excessiva de ar durante a amamentação, é muito comum bolsar.


  1. O que fazer quando o bebé dorme na mama?

Muitas vezes, sobretudo nos primeiros dias e semanas de vida, é comum o bebé adormecer na mama. Para evitar que ele durma na mama, pode:

  • Fazer movimentos circulares na bochecha do bebé;

  • Tirar o excesso de roupa do bebé;

  • Trocar a fralda, antes da mamada;

  • Segurar o bebé com a barriga para cima e fazer movimentos de lateralização do corpo para ambos os lados;

  • Mexer nos pés do bebé;

  • Colocar música ambiente;

  • Amamentar num ambiente iluminado.


  1. O que provoca soluços no bebé?

A causa dos soluços no bebé não é muito clara. No entanto, pensa-se que possa estar associada ao momento da amamentação, quando o bebé respira muito depressa ou engole muito ar. Também pode acontecer após o bebé rir ou fazer brincadeiras mais agitadas.


Pega correta durante a amamentação

O sucesso da amamentação depende de muitos aspetos, entre os quais uma pega correta por parte do bebé. Por isso, é importante saber o que fazer quando se deteta que o bebé não está a fazer uma pega adequada.

  1. Como fazer a pega correta ao amamentar?

Há alguns passos que podem ajudar o bebé a fazer a pega correta, quando tal não acontece de forma natural. Eis algumas das etapas que podem ser seguidas:

1.1. Posicione o bebé de modo a que a cabeça, o pescoço e a coluna do bebé estejam alinhados;

1.2. Coloque o mamilo ao nível do lábio superior do bebé, para que ele abra bem a boca;

1.3. Depois, aproxime bem o bebé da mama, apontando o mamilo para o topo da boca do bebé. O objetivo é que uma boa parte da aréola seja colocada na boca do bebé;

1.4. Mantenha o bebé junto a si, quando ele pega a mama;

1.5. Caso se aperceba que a pega não está a ser bem feita, deve introduzir o dedo no canto da boca do bebé, para o retirar da mama e, depois, volte a experimentar a pega.


O que fazer para melhorar a sucção do bebé?

No início da mamada, é normal que o bebé use movimentos de sucção curtos e rápidos, de modo a estimular o fluxo de leite. Posteriormente, quando o leite começa a fluir, os movimentos de sucção do bebé passam a ser mais lentos e profundos, até com algumas pausas.

É expectável que ouça o bebé a sugar e a engolir. Quando a mamada não cumpre estes passos, importa tentar corrigir a pega como explicámos anteriormente, pois ela pode não estar a ser feita da maneira mais correta.


Problemas comuns durante a amamentação

A amamentação pode ser desafiante e acarretar alguns problemas e dificuldades que importa conhecer e saber ultrapassar.

Dor ao amamentar

Sentir dor ao amamentar não é normal, embora possa acontecer em algumas situações, principalmente quando o bebé não faz uma boa pega. No entanto, também pode sentir dor em caso de ingurgitamento ou mastite.

Mamilos gretados

Os mamilos gretados correspondem a lesões nos mamilos que podem surgir devido a uma higiene diária incorreta, falta de hidratação dos mamilos e uso de roupa irritante. A melhor maneira de tratar este problema é apostando numa higiene e hidratação adequadas.

Mastite e obstrução mamária

A mastite corresponde a uma inflamação do tecido mamário, que resulta de uma infeção. Os seus principais sintomas são dor e inchaço na mama. Além de alguns cuidados como aplicar compressas frias na mama e massajar, em alguns casos pode ser necessário que o médico prescreva analgésicos e antibióticos.

A obstrução mamária diz respeito ao bloqueio de ductos mamários. Um dos sinais deste problema é um pontinho branco tipo espinha no mamilo. Esta obstrução dificulta o fluxo do leite e pode originar a mastite.

Produção insuficiente de leite

Se a mulher não fizer uma alimentação equilibrada, não beber água suficiente e se o bebé não mamar o número de vezes suficiente, é provável que a mãe comece a produzir leite numa quantidade insuficiente para suprir as necessidades do bebé.

Portanto, neste caso, deve tornar a dieta mais nutritiva e colocar o bebé a mamar várias vezes ou, em alternativa, extrair leite com a bomba.

Ingurgitação mamária

O ingurgitamento mamário acontece quando há uma acumulação de leite nas mamas, o que tem como principais sintomas dor, rigidez, vermelhidão ou aumento do volume das mamas.

Este problema é mais comum nas primeiras semanas de vida do bebé e pode ser combatido com massagens e com a aplicação de compressas frias ou quentes, de modo a facilitar a saída do leite.


Como fazer o desmame?

O processo de desmame pode ser complicado, não só porque há bebés que oferecem resistência a tal, como porque o corpo tem de se preparar para deixar de produzir leite.

O que fazer para parar de amamentar?

O processo de desmame deve ser gradual, de modo a evitar problemas como ingurgitamento, bloqueio dos canais ou mastite. Além disso, é importante que o corpo e o lado emocional do bebé tenham tempo de se habituar a essa mudança.

Quando o bebé começa a comer alimentos sólidos?

As recomendações são para que a introdução dos alimentos sólidos ocorra a partir dos 6 meses do bebé, após meio ano de amamentação exclusiva.


Disclaimer:

As informações fornecidas neste artigo destinam-se exclusivamente a servir como orientações básicas sobre a amamentação. Elas são baseadas em fontes e práticas amplamente reconhecidas, mas não substituem de forma alguma o aconselhamento médico.

Cada mãe e bebé têm necessidades únicas e específicas, e é fundamental que essas particularidades sejam avaliadas por um profissional de saúde qualificado. Portanto, recomendamos que, sempre que necessário, consulte um pediatra para discutir as suas circunstâncias individuais e obter orientações personalizadas.

O conteúdo deste artigo não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou tratamento de condições médicas sem a supervisão de um profissional de saúde. Em caso de dúvidas ou preocupações sobre a amamentação, a produção de leite ou qualquer outro aspeto relacionado com a sua saúde ou do seu bebé, procure orientação médica adequada.


‹‹ VOLTAR