Recuperar password  |  Registo



Manter-me ligado

Blog

Nome do bebé

Dicas para escolher o nome do seu bebé
19 / mar / 2019
Decidir o melhor nome para o bebé é, para a maioria dos pais, um enorme desafio!

O nome próprio é o elemento verdadeiramente individual do nome, que distingue e caracteriza cada um de nós socialmente, o que impõe cuidado e ponderação na escolha.

Evite nomes que possam envergonhar, ofender ou servir de gracejo, nomes que possam induzir em erro quanto ao género da criança ou que identifiquem objetos.

Escolher um nome para agradar a familiares ou nomes associados a personalidades públicas ou eventos negativos também é de evitar.

Depois de estarem familiarizados com tudo o que precisam de saber para fazer uma boa escolha, será muito fácil começar a pensar nas várias alternativas e escolher um bom nome.

A oferta existente é grande, entre nomes curtos, nomes esquisitos, nomes carinhosos, nomes dos filhos dos famosos... Mas o que importa no final é que o nome representa a identidade do seu filho e irá acompanhá-lo para a toda vida.

Aqui ficam algumas dicas:


  1.  Comecem a discutir o assunto entre os dois o mais cedo possível e consulte as regras para a composição do nome em Portugal. É importante que os pais estejam de acordo, façam uma lista primeiro sem falar um com o outro e depois revelem o que cada um escolheu. Com certeza que haverá nomes diferentes, mas também pode ser que haja nomes iguais em ambas as listas!
  2. Não se deixe render às modas. Nomes de personagens de filmes ou mesmo novelas, nomes dos filhos famosos, podem cair em graça nos primeiros tempos, mas considere se farão sentido daqui a 10, 20 ou 30 anos.
  3. Considere nomes pouco frequentes. Consulte a lista oficial dos nomes mais registados nos últimos anos, e assim pode evitar que na sala de aula do seu filho haja três “Beatrizes”, quatro “Joões” e cinco Marias.
  4. Escolher um nome composto. Esta pode ser uma opção para agradar a ambos os progenitores, no entanto, pondere se são dois nomes que conjugam bem ou se será demasiado pesado. É ainda uma boa oportunidade para chamar o filho pelos dois nomes quando ralhar com ele! ☺
  5. Combine o nome com os sobrenomes e veja se lhe agrada. Há nomes que podem conjugar de maneira peculiar como “Gonçalo Gonçalves” ou há apelidos que são tanto nome próprio como sobrenome “Rosário Rosa”.
  6. Encontre o valor do nome que escolherem. Pensem naquilo que gostam e acreditam e procurem um nome que transmita os vossos valores, associando-os à origem e significado dos nomes.
  7. Repita alto o nome do bebé e veja como soa. Peça o mesmo ao pai e familiares, assim poderá avaliar o impacto em si e nos outros.
  8. Consulte a árvore genealógica e procure nomes ancestrais nas vossas famílias. Podem ter uma boa surpresa e, ao mesmo tempo, honrar as famílias e dar um significado especial ao nome do bebé.
  9. Escreva o nome num papel, à mão, e avalie se gosta de como vê e soa o nome do bebé. Por vezes, os pais, ao pensar em por o nome da criança diferente e único, acabam por escolher letras duplas e colocar letras como “k” em substituição do “q” e “y” no lugar do “i”. Vale a pena lembrar que nestes casos, a grafia pode-se tornar bastante complicada e que a criança pode passar toda a infância e vida adulta a ter que soletrar o seu nome.
  10. Se ainda assim não se conseguem decidir, ou se os pais não chegarem a acordo para o nome do bebé, escolham só depois do bebé nascer. De certeza que vão ter um feeling e haverá o click ao olharem para a carinha do vosso recém-nascido.
O amor e o carinho na escolha do nome do filho são os elementos mais importantes

https://www.youtube.com/watch?v=v8M21e7NdRw&pp=ygUWbWF4aSBjb3NpIHplbGlhIHMgdHJpbw%3D%3D

‹‹ VOLTAR