Blog
Como aliviar as cólicas do bebé: estratégias e produtos auxiliares
Sabemos bem que as cólicas do bebé são um verdadeiro pesadelo para eles mesmos, mas certamente que também para os pais, que tentam fazer tudo para as fazer desaparecer! Embora elas sejam comuns e perfeitamente naturais, são assustadoras, porque fazem com que o bebé chore com frequência, deixando os progenitores sem saber o que fazer.
No entanto, há
estratégias que permitem aliviar as cólicas do bebé. Neste
artigo, iremos abordar algumas das estratégias mais eficazes! Tome
nota!
O que são cólicas?
O termo cólica, quando associado aos bebés recém-nascidos, é usado para descrever o choro excessivo do bebé nos primeiros meses de vida. Este é um problema comum, que afeta cerca de 40% dos bebés. Apesar das suas causas ainda não terem sido totalmente identificadas, os médicos mencionam que deglutição excessiva de ar, imaturidade gastrointestinal e tensão emocional poderão estar entre os principais motivos.
Geralmente, um bebé com cólicas chora mais de 3h por dia, mais de 3 dias da semana. O quadro de cólicas é iniciado entre a 3ª e a 6ª semana de vida, sendo comum resolver-se espontaneamente por volta dos 4 meses.
Como é o choro causado pela cólica?
É difícil para os pais distinguirem o choro da cólica do restante choro do bebé.
Antes de atribuir o choro à cólica, primeiro, é importante verificar se o mesmo está associado a outras causas, tais como: fome, dor, frio ou calor, cansaço ou hiperestimulação. No entanto, há algumas características que permitem fazer essa distinção (entre choro comum e o da cólica). O choro provocado por cólicas costuma ter as seguintes características:
Episódios de choro que ocorrem 3h/dia;
Início súbito, sem haver um fator precipitante, sendo mais comum ocorrer no período noturno;
Choro mais intenso e agudo, como gritos de dor;
Choro associado a sinais físicos, como abdómen distendido e tenso, face vermelha, movimentos de extensão e flexão dos membros inferiores, hiperextensão do tronco;
Choro de difícil consolo.
Como aliviar as cólicas do bebé
Muitos pais questionam-se sobre o que devem fazer para conseguir aliviar rapidamente as cólicas do bebé.
O primeiro passo é colocar o bebé num ambiente calmo, com uma estimulação visual e auditiva suave.
Se os pais se sentirem exaustos com a situação, devem fazer uma pausa e pedirem ajuda dos avós, tios, amigos,... Muitas vezes, bastam alguns minutos de pausa, em silêncio, para os pais recuperarem a energia. Com essa energia renovada, conseguirão enfrentar com mais tranquilidade o choro do seu bebé.
Quando os pais revelam muita ansiedade, tendem a transmitir a mesma ao bebé. Logo, trata-se de algo que dificulta o controlo dos períodos de choro.
Eis algumas das estratégias que os pais podem usar para tentarem acalmar o bebé:
Dar a chupeta;
Embalar tranquilamente o bebé no colo, fazendo movimentos rítmicos de pouca amplitude ou embalar o bebé no marsúpio;
Estar com o bebé num ambiente calmo, com pouca estimulação visual e sonora. No entanto, a mudança de ambiente deve ser feita lentamente;
Dar um banho de água morna ao bebé;
Realizar uma massagem no abdómen do bebé, com movimentos suaves;
Alimentar o bebé.
Nota: Quando o bebé faz aleitamento materno exclusivamente, para reduzir a quantidade de ar deglutido, é importante não prolongar em demasia as mamadas e fazer uma pausa a meio para eructar (emitir gases do estômago pela boca, geralmente com ruído, o chamado “arrotar”).
Já quando o bebé é alimentado com o biberão, os pais devem tentar alimentá-lo numa posição mais vertical. É também importante fazer algumas pausas durante o processo para o bebé eructar. Nesse momento, deve dar preferência a um biberão com sistema de escape de ar (biberão anti-cólicas) para reduzir a quantidade de ar deglutido.
Apesar de haver diversos medicamentos e preparados disponíveis no mercado destinados a aliviar as cólicas do bebé, eles só deverão ser administrados após aconselhamento médico.
Produtos que aliviam as cólicas do bebé
No mercado, podemos encontrar um conjunto de produtos anti-cólicas, que promovem o bem-estar do bebé, incluindo:
Almofadas anti-cólicas
As almofadas anti-cólicas ajudam a que o seu bebé não sofra de cãibras e cólicas. Existem almofadas com diferentes características, mas qualquer opção aliviará o seu bebé do desconforto provocado pelas cólicas.
As almofadas para
as cólicas têm uma parte removível com sementes de vários tipos,
que pode ser aquecida no microondas para manter a barriguinha do bebé
quente e aconchegada. O calor da almofada ajudará a acalmar as
cólicas.
Banheiras anti-cólicas
Existem banheiras, como a banheira Shantala da Doomo, cujo formato ajuda a reduzir as cólicas do bebé. Submergido com água até aos ombros, o bebé permanece quente mais tempo e isso faz acalmar as cólicas.
O desenho da banheira Shantala é também pensado para permitir dar banho ao bebé com uma postura muito cómoda e familiar para ele, pois assemelha-se ao ventre da mãe, o que o tranquiliza.
Biberões anti-cólicas
Estes itens também devem fazer parte do enxoval do bebé. Este conjunto de biberões anti-cólicas para recém-nascidos é perfeito para começar a alimentá-lo.
Estes biberões permitem acalmar o bebé, porque têm uma tetina de resposta natural, na qual ele pode mamar como no peito, ao seu ritmo. Quando o bebé pausa para engolir e respirar, o fluxo de leite é interrompido. A válvula anticólicas foi concebida para manter o ar fora da barriga do bebé durante a alimentação, de modo a reduzir as cólicas e o desconforto.
Ninhos com rolo interior anti-cólicas
Existem ninhos com um rolo interior que permite elevar as pernas do bebé e, assim, aliviar as cólicas. É o caso do ninho Doomoo Supreme Sleep Plus. Este ninho da Doomoo é a solução ideal para o bebé dormir confortavelmente de costas e proporcionar-lhe uma melhor qualidade de sono. Desenvolvido por especialistas, foi concebido para se adaptar ao corpo do bebé e ajudar na redução das cólicas.